Receita italiana: como fazer o extrato de tomate

Escrito por: -

salseVocês conhecem o tomate em conserva? Sem duvída não é aquele que vocês estão imaginando.

Antes da industrialização alimentar na Itália o tomate era muito difundido na alimentação camponesa. Era usado fresco, mas também foram desenvolvidas técnicas de conservação para poder consumi-lo também no inverno.

Os camponeses, sobretudo no sul da Itália, onde no verão o sol é bem quente, preparavam grandes quantidades de molho de tomate, o coavam em tábuas de madeira e o deixavam ao sol; assim podiam conservar o molho e usá-lo no inverno.
Hoje esta técnica praticamente desapareceu, porém existem ainda algumas poucas pessoas que a usam, também algumas empresas que produzem o molho desta forma para comercializar, mas em pequena produção.

Daremos para vocês uma receita muito simples para poder utilizar o extrato de tomate.

Ingredientes: extrato de tomate, cebola, alho em pó, salsinha, azeite, sal e macarrão, o importante é que não seja liso, mas sim poroso, para que o molho seja absorvido pela massa.

Modo de preparo: refogar a cebola, cortada em fatias bem finas, em duas colheres de azeite. Quando a cebola estiver dorada acrescentar o extrato e abaixar o fogo.

Deixar o extrato derreter em fogo baixo. Enquanto isso colocar uma penal com água para ferver e depois de fervida colocar a massa. Quando o extrato derreteu bem aumentar o fogo e acrescentar um pouco de água do macarrão, pouco depois acrescentar um pouco de alho em pó deixem cozinhar por cerca de ez minutos.

Escorrer o macarrão quano estiver pronto e colocar o molho, e salpicar com salsinha picada.

Servir com queijo ralado.

Foto | Flickr

Votar no artigo:
Nenhum voto. Seja você o primeiro!