Receita para fazer creme de Nutella em casa

Escrito por: -

NutellaA Nutella é o creme de chocolate mais popular na Itália e recentemente está conquistando os paladares brasileiros. Ótima para rechear bolos, deliciosa no pão, presente também em muitas receitas alternativas de massas e carnes e não tem igual na hora de satisfazer aquela vontade de algo doce comendo uma boa colherada do creme de chocolate e avelã. Vamos apresentar, para quem quiser tentar, uma receita de Nutella para ser feita em casa, (ingredientes para cerca 250gr): 45gr de avelãs tostadas e sem pele, 30 gr de chocolate (com 20% de manteiga de cacau), 30 gr de chocolate branco, 350 ml de leite integral, 65 gr de açúcar, 1 gr de lecitina de soja.

Para a realização basta ter um liquidificador e uma panela para cozinhar, além de um pote de vidro para guardar o creme na geladeira. Bater no liquidificador por alguns minutos as avelãs junto com uma colher de açúcar e a lecitina de soja e continuar a bater até que não sair o óleo das avelãs. Acrescentar duas colheres de açúcar ao chocolate e mexer bem com 50 ml de leite até formar um creme bem denso. Acrescentar no creme de cacau a pasta de avelãs até obter um composto homogeneo e fluido, acrescentar 50 ml de leite. A este ponto, colocar no fogo os 250 ml de leite restantes junto ao açúcar, ao chocolate branco até o derretimento completo. Acrescentar o creme de cacau feito anteriormente, mexendo em fogo baixo. Cozinhar e mexer por cerca de 40 minutos até obter um creme denso. Colocar o creme em um pote de vidro e fechar só quando este esfriar.

O sabor é muito próximo da verdadeira Nutella e o único inconveniente é o de que se conserva por pouco tempo na geladeira por não ter conservantes (mas esta é a vantagem!). Se depois quiserem usar o creme original ou o feito em casa para realizar outras receitas, mas não têm muitas idéias, é só dar uma olhada nas várias riceitas com Nutella, em italiano.

Foto | Flickr

Votar no artigo:
4.00 nos 5.00 baseado nos 1 votos.