As cidades fantasma italianas: Craco na Basilicata

Escrito por: -

Le città fantasma: Craco in Basilicata

Ghost Town, uma cidade fantasma, não são exclusividades dos filmes de bang-bang, mas existem várias pelo mundo, como Pripyat na Ucrânia, Yashima no Japão, e Craco na Basilicata.

Por causa de um deslizamento de grandes proporções, em 1963 Craco foi evacuada e os moradores se transferiram para o vale, em Craco Peschiera. Na época o centro tinha mais de 2000 habitantes. O deslizamento que obrigou as pessoas a abandonarem suas casas parece que foi provocado por trabalhos de infraestrutura, rede de esgoto e rede de abastecimento de água, para a população. A cidade ficou intacta, se transformando em uma especie de cidade fantasma, um caso raro. É possível percorrer as ruas, olhar para dentro das casas que estão intactas, tanto as mais pobres da população camponesa, como as mais ricas. Wikipedia.

Quem viu o filme de Mel Gibson, A Paixão de Cristo, pôde ver algumas cenas que foram gravadas nestas ruas desertas. Quem visita Craco geralmente chega até a torre do Castelo, talvez entrando em alguma casa ou prédio abandonado, para depois descer para a igreja de São Nicolau, onde é possível apreciar uma vista maravilhosa.

Foto | kirtaph | luigi.cannella.
Le città fantasma: Craco na BasilicataLe città fantasma: Craco in BasilicataLe città fantasma: Craco in BasilicataLe città fantasma: Craco in Basilicata

Votar no artigo:
Nenhum voto. Seja você o primeiro!