Receitas italianas: a Piadina Romanhola

Escrito por: -

piadinaA piada é o que os italianos chamam de fogaça, é um tipo de pão fino que pode ser recheado ou pode ser usado como acompanhamento de carnes, peixes, queijos, embutidos. É muito indicada com peixe na brasa, com feijão ao molho, com ervas do campo refogadas e com linguiça, com rúcula e queijo, com tomate e mussarela, com presunto Parma, vários tipos de salames, com mortadela, com queijos moles, com alface, com couve-flor salgados, com sopas, e também com nutella ou sorvete.

Quando a piadina é recheada ela recebe o nome de “cassone” (caixa grande), leva este nome justamente se referindo a uma caixa que pode conter qualquer tipo de mercadoria. Nos restaurantes é comum servir este pão cortado em pequenos pedaços para acompanhar as entradas ou com sopas. Vamos conferir de perto esta maravilha da culinária italiana e analisar a receita e o seu modo de preparo.

INGREDIENTES (para 4 pessoas): 500 gramas de farinha de trigo, três colheres de banha (ou também pode se substituir a banha por azeite), sal, uma pitada de bicarbonato, água morna.

MODO DE PREPARO: colocar a farinha em uma superfície plana (de preferência de madeira), criar uma montanha e em cima desta fazer um buraco, no meio deste buraco colocar a banha (ou o azeite), o sal e o bicarbonato, por fim colocar a água e em seguida amassar até obter uma massa densa e homogênea (atenção para não colocar muita água! Se a massa ficar muito mole acrescentar farinha). Com esta massa fazer sete ou oito bolinhas e passar na farina para impedir que estas grudem na superfície. Com um rolo de macarrão abrir a massa até formar um circulo fino com a espessura de no máximo um centímetro. Esquentar uma penal com teflon, colocar a piadina e cozinhar tomando cuidado para que não grude, usado um garfo para furar as bolhas que vão se formando com o calor. Quando estiver dourada tirar do fogo e cobri-la com um pano de prato levemente úmido (pouquíssima água!) para evitar que a piadina fique muito seca.

Foto | Flickr

Votar no artigo:
Nenhum voto. Seja você o primeiro!